Os segredos do novo Dacia Duster

Quase oito anos depois de ter sido lançado e depois de se ter tornado um verdadeiro fenómeno de vendas, com mais de um milhão de unidades vendidas desde 2009, o Dacia Duster está de volta.

Não se pode dizer que tenha existido um corte radical face à linguagem visual da geração anterior. Podemos antes afirmar que se trata de uma evolução de estilo que deixo o novo Duster mais musculado e com um "look" mais aventureiro.


Os faróis (com luzes diurnas em LED) estão agora mesmo nas extremidades da frente e ligados pela grelha, num efeito que faz o novo Duster parecer muito mais largo. As saliências mais visíveis no "capot" e a protecção dianteira cromada de maiores dimensões contribuem para a sensação de maior robustez e capacidade TT.

Rodas maiores (jantes em liga leve de 17’’) e as barras do tejadilho completam o ar aventureiro da vista lateral, também acentuado na traseira com a protecção cromada e as ópticas quadradas muito mais salientes e nas extremidades da carroçaria.

Foi elevada a linha de cintura (de novo a noção de robustez) e o simples avanço do pára-brisas em 100 mm dá a sensação de um habitáculo mais desafogado, que sofreu mudanças radicais, com os designers da marca romena a optarem por um interior ligeiramente mais prático e refinado. Houve uma evolução no que aos materiais usados diz respeito e nota-se uma maior atenção aos detalhes.

A estreia comercial no nosso país só está prevista para os primeiros meses de 2018 e ao contrário do que se chegou a pensar, haverá uma versão com tracção 4x2 que vai pagar Classe 1 nas nossas portagens. Uma boa notícia para o mercado português…

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